Sentiu dor de cabeça? Sabia que pode ser problema nos dentes?

18 de fevereiro de 2019 0
Mulher-dor-de-cabeca-5-1200x801.jpg

Você sabia que, muitas vezes, a dor de cabeça pode ser tratada no consultório do dentista? As pessoas têm o costume, inicialmente, de procurar atendimento médico, porém, percebem que o problema persiste mesmo o após o uso de medicamentos. Pois dor de cabeça e a Odontologia acabam, em inúmeras situações clínicas, tendo uma relação bastante próxima.

Dor de cabeça

Dores de cabeça e até no pescoço e ombros podem incomodar muita gente durante anos sem que se encontre uma solução, mesmo depois de visitar médicos de diferentes especialidades e tomar medicamentos.

Isso porque o tratamento pode estar no consultório do dentista! Toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só, e por isso diversos problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente.

Ninguém nem cogita que uma enxaqueca, por exemplo, possa ser decorrente de uma fadiga na musculatura envolvida com a mastigação. Esse estresse muscular pode se tornar mais intenso por conta de fatores emocionais, como cansaço e ansiedade.

As dores de cabeça podem ser resultado de problemas odontológicos, tais como:

Bruxismo (ranger dos dentes)

O estresse muscular na face pode ter como consequência dor de cabeça e dor no pescoço. A causa para o problema pode ser o bruxismo, que é o ranger e apertar de dentes. O problema se intensifica em situações de estresse. Muitas pessoas, de diferentes idades, rangem os dentes sem perceber, na maioria das vezes enquanto dormem. Em algumas situações, outras pessoas que convivem com quem tem bruxismo relatam que elas fazem um barulho incômodo ao dormir. O problema causa tensão na musculatura da face e nos dentes. Com isso, é comum pacientes reclamarem de uma dor de cabeça e no maxilar logo ao acordarem. A dor também pode incomodar no momento da mastigação.

Além de desgastar as estruturas dentárias e até quebrar restaurações, o ranger e apertar dos dentes provoca a fadiga muscular do sistema mastigatório e causa dor intensa e difusa na lateral do rosto. Quando não tratado, o problema só piora com o tempo, resultando até em um processo inflamatório, situação mais dolorida ainda, que vem acompanhada de inchaço. Esse inchaço pode pressionar um nervo chamado de trigêmeo, ocasionando a temida neuralgia do trigêmeo, que tem a fama de ser uma das piores dores que existem.

DTM (Disfunção Temporomandibular)

A ATM é a articulação temporomandibular, que faz a ligação entre o maxilar e crânio. A disfunção da ATM é chamada de DTM e indica um mau funcionamento dessa articulação. Os sintomas da DTM podem ser dor de cabeça, dor de ouvido e dor ao bocejar. Pode trazer ainda um desconforto (sensação de desencaixe) para abrir e fechar a boca e mastigar. A disfunção pode ter também uma série de outros sinais que causam bastante incômodo ao paciente. O dentista pode diagnosticar a DTM, porém não há cura. Ele pode recomendar algum tratamento como o uso de analgésicos e relaxantes musculares, de placa intraoral que impede o ranger dos dentes e até técnicas de relaxamento para aliviar o estresse. Mas, na maioria das situações, o envolvimento de outros profissionais tais como médicos, fisionterapeutas, psicólogos é fundamental para diagnóstico e tratamento.

Atenção: a cirurgia nessa região só está indicada no caso de anquilose e câncer. Nos  outros casos, quando os tratamentos não surtem efeito, é necessário buscar causas que não foram trabalhadas, ainda..

Estrutura dentária com problemas

Pacientes com dentes mal alinhados, encavalados ou até com falta de um ou mais dentes também podem sofrer com dores de cabeça. Isso acontece porque o problema na estrutura dentária traz dificuldade na hora de mastigar e até na fala, o que pode estar envolvido numa tensão muscular e inflamação.

Infecções nos dentes ou gengivas

Qualquer problema nos dentes e gengivas, como cáries e gengivite, também pode causar dores de cabeça. Essas inflamações, quando não tratadas, podem também atingir o nervo trigêmeo.

A dor de cabeça e a Odontologia estão interligadas em muitos casos clínicos. Pessoas com dores persistentes devem procurar o dentista para saber se a causa não é bruxismo, problemas na ATM ou até uma infecção no dente ou gengiva.

Comentários recentes