Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez

21 de março de 2019 0
20633620_1933539476903999_6036729658702036992_n.jpg

Consultas e exames médicos periódicos fazem parte da rotina de toda mulher gestante. Afinal, é preciso se certificar de que a mamãe e o bebê estão bem. Mas, e a saúde bucal?

Há um mito de que grávidas não podem tratar os dentes, com isso muitas mulheres se esquecem de incluir a ida ao dentista durante a gestação.  As mudanças hormonais que ocorrem na gestação favorecem o surgimento de alguns problemas, como a gengivite. Por isso, ir ao dentista na gravidez deve fazer parte do pré-natal.

Qual é o melhor período da gravidez para ir ao dentista?

Para as mulheres que estão planejando ter um bebê, a recomendação é procurar o dentista antes mesmo de engravidar. Assim, é possível tratar todos os problemas bucais com mais tranquilidade. Entretanto, sabemos que nem sempre é assim. Então, caso a gestante não tenha alguma complicação que precise de um atendimento odontológico de urgência, o ideal é ir à consulta no 2º trimestre da gravidez. É o período no qual os enjoos já passaram e a barriga ainda não está tão grande. Assim, não fica tão desconfortável sentar na cadeira do dentista. O 1º trimestre é um momento muito delicado da gravidez quanto à formação do bebê e, por isso, deve ser evitado. Mas, entre permitir que uma infeção afete o feto e cause parto prematuro ou até aborto e ir ao dentista, com certeza, fazer o tratamento curativo de urgência é o recomendável.

Por que as grávidas são mais propensas à gengivite?

Por conta das mudanças hormonais, as grávidas têm sim mais propensão à gengivite (quando as gengivas ficam inflamadas). A situação causa sangramento e é bastante incômoda. É preciso tratar o problema quando há suspeita da inflamação: as gengivas ficam mais sensíveis e vermelhas, podendo sangrar com o uso do fio dental ou ao comer um alimento mais duro. A gengivite pode evoluir para a periodontite, que é uma situação mais grave, em que há a inflamação dos tecidos de sustentação do dente.

Além das mudanças hormonais, outro fator que contribui para o quadro é o descuido com a escovação somado ao hábito das gestantes de se alimentarem várias vezes ao dia. Restos de comida nos dentes e na gengiva causam a placa bacteriana que leva à gengivite e à cárie.

Parto prematuro

Sabe-se que problemas bucais como esse podem ser a causa de parto prematuro e de bebês com baixo peso ao nascer. Por isso é tão importante procurar o atendimento odontológico.

É verdade que a gestante não pode tomar anestesia?

A futura mamãe que precisar de atendimento odontológico pode ficar sossegada: ela pode, sim, tomar anestesia. Na verdade, é uma anestesia diferente, que não causa a contração dos vasos sanguíneos.

Raio-X

Muita gente também diz que a gestante não pode fazer a radiografia no dentista. Ela pode, sim. É só fazer o exame com um colete de chumbo, pois assim não há riscos para o bebê. Por esses motivos, é importante avisar o dentista da gravidez, para que tudo seja feito de forma segura e confortável. Quanto a medicamentos, se for necessário, o dentista pode conversar com o obstetra antes da prescrição para a gestante.

Como cuidar diariamente da saúde bucal na gravidez?

Como dito anteriormente, muitas gestantes descuidam da saúde bucal. É necessário ter atenção redobrada com a higienização. Além da propensão à inflamação das gengivas, a azia tão comum na gravidez pode causar a erosão do esmalte dentário.

• Dessa forma, é importante escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Mas é preciso ter o cuidado de escovar todos os dentes, incluindo as faces internas e a língua.
  • Escolha uma escova de dente com cerdas macias para não machucar a gengiva e uma pasta com flúor de sabor suave para driblar os possíveis enjoos.
  • A gestante deve ainda ter o hábito de usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Só assim é possível eliminar todos os restos de comida, mesmo em locais onde a escova não chega.
  • Aquelas que utilizam aparelho ortodôntico devem cuidar com mais afinco da higiene bucal. Os fios do aparelho favorecem ainda mais a retenção de alimentos. Mas, quando a higiene da gengiva é o foco, está indicado o uso do aparelho removível, o Invisalign!

Alimentação

Uma dieta equilibrada e bem variada garante a saúde da mamãe e do bebê. Inclua alimentos ricos em cálcio — como leite, queijos e iogurte —, além de brócolis, espinafre e grão-de-bico. É necessário evitar o consumo frequente de doces porque o açúcar faz muito mal aos dentes, contribuindo para o surgimento da placa bacteriana.

Sabemos que existe o famoso “desejo” de grávida e, é claro, que a futura mamãe não precisa se privar de tudo. O recomendado é escovar os dentes sempre que comer um alimento mais açucarado e manter a ingestão do açúcar industrializado abaixo de 3 vezes por dia.

Como iniciar os cuidados com a saúde bucal do bebê?

Os cuidados com a saúde bucal não devem terminar quando o bebê nasce. Escovar os dentes de forma correta e ir ao dentista regularmente deve fazer parte dos hábitos de toda a família. A mamãe pode, inclusive, iniciar os cuidados com os dentinhos do bebê antes mesmo de eles nascerem. A limpeza da gengiva do neném pode ser feita com uma gaze úmida em água filtrada.

Quando surgirem os primeiros dentinhos, a criança já pode ir ao odontopediatra. Assim, já se acostuma desde pequeno com as consultas odontológicas, perde o medo e já recebe as orientações para manter os dentes sempre saudáveis.

A visita ao dentista deve fazer parte do pré-natal. É imprescindível cuidar da saúde bucal durante a gravidez para evitar, por exemplo, o parto prematuro. Com o atendimento odontológico, a gestante vai prevenir e tratar problemas na boca e nos dentes e pode curtir a gravidez de forma tranquila.

Comentários recentes