Precisamos falar sobre tártaro

21 de maio de 2019 0
fio-dental.jpg

É comum nos importamos apenas com a saúde geral do corpo e negligenciarmos a saúde bucal. Essa está ligada a diversos sistemas do nosso organismo e possui funções imprescindíveis para o seu bom funcionamento, sabia?

Entre os tantos problemas que podem acometer a cavidade oral, está o tártaro ou cálculo dentário. Você já deve ter ouvido falar e deveria saber que, para evitar seu aparecimento, é preciso manter uma rotina de escovação e uso de fio dental correta.

Afinal de contas, o que é o tártaro?

Por mais que você tenha uma higiene bucal perfeita, sempre terá milhares de bactérias na boca, surgir microrganismos que se misturam com os restos da comida formando a conhecida placa bacteriana — estrutura pegajosa que recobre nossos dentes e nossa margem gengival, responsável pelo surgimento de cáries e doenças da gengiva. E a permanência da placa bacteriana nos dentes, permite o que chamamos de calcificação, assim formando o tártaro, também chamado de cálculo dental. Sua aparência é áspera e porosa, e contribui diretamente para as recessões gengivais, mal hálito e doenças periodontais (gengivite e periodontite), prejudicando, e muito, sua saúde oral e sistêmica.

Como o tártaro afeta nossos dentes e gengivas?

Em primeiro lugar, o tártaro pode tornar mais difícil a escovação eficaz e de usar o fio dental da maneira adequada, o que leva a um acúmulo de alimentos e bactérias, cenário perfeito para o aparecimento de cáries.

Em segundo lugar, ele também pode causar irritação e danificar as gengivas. Isso, posteriormente, acarreta em processos mais complicados, como a gengivite, cujos sintomas são a presença de sangramentos, inchaço e vermelhidão nas gengivas.

Já a periodontite consiste na evolução da gengivite pois, envolve o osso de suporte dentário, levando ao seu amolecimento e, se não for tratado pelo dentista, acontece a queda do dente.

Quais as principais causas do tártaro?

O tártaro acontece com ou sem alimentação e com ou sem açúcar industrializado. Diferente da cárie dentária, independente de ter ingerido certos tipos de alimento, a simples presença de placa bacteriana, nunca saliva com PH acima de 7, permite a calcificação e o que seria simples de remover com a escova de dentes torna-se um tipo de “pedra” que só o dentista pode limpar!

Como evitar o aparecimento do tártaro?

1. Tenha rotina de escovação CORRETA!

Escove seus dentes com uma escova de cerdas macias pelo menos 4 vezes ao dia, principalmente após as refeições, realizando movimentos circulares na região vestibular dos dentes (frente), movimentos de vai-e-vem na oclusal (região onde o alimento é mastigado) e de varredura na região lingual (atrás). Porém, consulte seu dentista para conferir se a escovação está sendo feita de maneira correta, na força aceitável pelo periodonto e com eficácia aceitável. Não se esqueça de escovar também a língua e as porções difíceis de alcançar, como a área posterior dos últimos dentes. Tudo deve ficar limpo!

2. Considere uma escova elétrica

Se você tem dificuldades motoras ou acha que não consegue realizar uma escovação satisfatória com uma escova comum, considere utilizar uma elétrica. Elas também removem a placa bacteriana de forma eficaz e impedem a formação do tártaro. Lembre-se apenas de escolher aquelas com selo de qualidade, assim você sabe que elas foram submetidas a testes rigorosos de segurança e durabilidade. Consulte seu dentista anteriormente.

3. Não se esqueça do creme dental

Além de ajudar num hálito fresco, os cremes dentais também desempenham um importante papel na luta contra o tártaro, tudo graças ao flúor. As pastas de dente possuem em sua composição esse famoso elemento, que ajuda a reparar os danos causados pelas bactérias e promove um dente íntegro, forte e bonito.

4. Use fio dental

Por mais que bata aquela preguiça na hora de passar o fio dental, tente vencê-la, pois não importa o quão bom você é com a escova, sempre haverá locais que ela não alcança. Usá-lo é a única maneira de remover a placa entre os dentes e manter o tártaro fora dessas áreas.

5. Utilize enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais possuem em sua fórmula substâncias antissépticas, ou seja, que eliminam as bactérias. Uma vez que a placa formadora do tártaro consiste basicamente de uma grande quantidade delas, ao eliminá-las, você auxilia na prevenção do cálculo.

6. Tenha uma alimentação saudável

Preste atenção em sua dieta. As bactérias causadoras da cárie prosperam em alimentos açucarados e amiláceos. Assim, quando expostas a esses alimentos, elas liberam ácidos nocivos. Tente seguir uma dieta saudável e limitar a frequência de açúcar que você ingere. Para prevenção do tártaro, pouco importa o que você vá comer ou até deixar de comer, pois, apenas o fio dental e a escovação correta são importantes.

7. Não fume

Ao fumar ou usar outros produtos relacionados ao tabaco, os dentes tornam-se gradativamente mais ásperos e propensos à adesão dos alimentos e formação da placa bacteriana. Portanto evite esse hábito.

Como diz o velho ditado, “é melhor prevenir que remediar”.

Porém, se você se descuidou um pouquinho e o tártaro acabou se formando, não há mais nada que você possa fazer a não ser procurar o seu cirurgião dentista.

Quanto o tártaro é formado, ele não é removido com a escovação ou uso do fio dental. Sua estrutura calcificada só é tirada pelo profissional com o auxílio de instrumentos como as curetas e aparelhos de ultrassom específicos.

As curetas removem mecanicamente os tártaros por meio de uma raspagem supra e sub gengival, enquanto o ultrassom desorganiza toda a estrutura bacteriana ali formada e promove sua soltura da superfície dental.

Esse procedimento é popularmente chamado de limpeza e deve ser feito pelo menos 2 vezes ao ano.

Comentários recentes