Saúde bucal: O que você deve ficar atento!

4 de junho de 2019 1
od2-1.png

Desde crianças aprendemos que devemos escovar os dentes após as refeições depois passar o fio dental, e com o tempo crescemos e ficamos ainda medo do dentista e suas máquinas, não é? Ou deixamos pra depois na correria do dia a dia. Porém, com o passar do tempo, a nossa saúde bucal cobra outros cuidados fundamentais e específicos. Afinal, a saúde dos seus dentes pode afetar desde a sua autoestima até o seu organismo.

Ao contrário do que muitos pensam, tratamentos feitos por um dentista não são somente por pura estética e sim por necessidade, cuidado, e pode surgir problemas bucais que podem afetar a sua mastigação e até mesmo sua fala.

Pensando nisso queremos que você esteja atento com o cuidado da sua saúde bucal nos seguintes níveis:

Saúde básica

O primeiro nível da saúde bucal é o básico. Nele, estão reunidos os problemas e tratamentos mais críticos que podem causar perda de dentes e, não muito raro, levar o paciente ao óbito. Conheça quais são:

• Cáries

As cáries são lesões nos dentes causadas por bactérias. É uma das doenças bucais mais conhecidas e comuns, que pode atingir pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Esses microrganismos ficam na nossa cavidade bucal e produzem ácidos que corroem e causam as lesões, ou buraquinhos, característicos das cáries.

• Gengivite

É um tipo de inflamação na gengiva causada por bactérias, associadas às placas. Caso não seja tratada, pode causar danos permanentes nas gengivas, dentes e na mandíbula. O principal sinal de que há algo errado é o sangramento durante a escovação.

• Periodontite

Também conhecida como piorreia, a periodontite é uma evolução da gengivite por atingir o osso de suporte do dente. Essa doença bucal é resultado da má higiene e descuidos com a saúde bucal. Nesse estágio, só o dentista pode tratar. Caso não seja tratada anteriormente, pode levar à perda dos dentes.

• Canal

É um tratamento feito na raiz dos dentes para que seja feita a retirada da polpa, que é um tecido que pode estar infeccionado, morto ou danificado. O canal é indicado quando há dentes quebrados, cáries profundas e danos graves nos dentes.

• Fraturas

A fratura dental é muito comum em casos de acidentes. Dependendo das condições, o dentista consegue recolar a parte quebrada no lugar, já outros pode ser necessária fazer a restauração ou colocação de facetas ou coroas, por exemplo.

Saúde funcional

O Segundo nível da sua saúde bucal é conhecido como funcional. Estão incluídos neste conjunto tratamento para correção de alguns problemas e doenças. Confira quais são os principais procedimentos:

• Ortodontia

A Ortodontia é uma área da odontologia direcionada às correções de problemas ou anormalidades na posição dos dentes, do alvéolo e dos ossos do maxilar. Nele, são indicados os usos de aparelhos, niveladores, mantenedores, expansores, contentores etc.

• Implantes

São estruturas metálicas de titânio ou outros materiais colocadas abaixo da gengiva, de modo que substituam as raízes dos dentes. Normalmente, são indicadas para fixar dentes substitutos, onde, por algum motivo, os naturais precisaram ser retirados ou nunca existiram.

• Reabilitação oral

São procedimentos feitos para melhorar, tratar ou recuperar a saúde bucal dos pacientes. A reabilitação inclui procedimentos de endodontia, ortodontia, próteses e implantes, de modo que as funções sejam restabelecidas.

Saúde emocional/Estética

A saúde emocional dos dentes e do sorriso está relacionada com os tratamentos estéticos solicitados pelo paciente ou pelo dentista. Veja os principais:

• Lentes de contato

As lentes de contato dental são facetas colocadas somente na parte da frente dos dentes e representam uma grande inovação dos procedimentos estéticos. Elas são utilizadas para deixar os dentes mais bonitos, brancos e com um sorriso natural possível, dentro do indicado e das limitações de cada um.

• Clareamentos

O clareamento dos dentes é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos e desejados entre os pacientes. Quando indicado, ele é feito com o objetivo de reduzir manchas escurecidas nos dentes, deixando-os mais brancos e bonitos, dentro do possível. Entretanto, é fundamental não recorrer a procedimentos “caseiros”, pois qualquer tipo de tratamento deve ser feito por um dentista de qualidade e confiança.

A saúde bucal é assunto sério que afeta não só a beleza dos dentes, mas também funções básicas, como mastigação, deglutição e fala. Além disso, existem doenças que podem causar problemas mais sérios quando as infecções atingem a corrente sanguínea. Portanto, a dica é: visite o seu dentista regularmente!

One comment

• oprolevorter

14 de junho de 2019 at 19:32

Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is fantastic, let alone the content!

Reply