Carregando, por favor espere...

Você sabe que alimentos estragam os dentes?

9 de julho de 2019 0
doces2-570x350.jpg

Você provavelmente já ouviu sua mãe dizer que comer balas e chicletes toda hora é perigoso para a saúde bucal. E ela não estava errada. Existem alimentos que, se ingeridos mais do que 3 vezes ao dia, estragam os dentes e isso acontece porque os açúcares são transformados em um ácido corrosivo pelas bactérias presentes na boca, o que fragiliza o esmalte dentário.

Mas você se engana se acha que os vilões são somente os doces. Alimentos muito ácidos ou com excesso de corantes também estão na lista das comidas que podem estragar a beleza dos seus dentes. A seguir, confira quais itens devem ser consumidos com cautela!

Bebidas ácidas

Bebidas muito ácidas, como sucos de frutas cítricas e refrigerantes, principalmente as opções açucaradas, devem ser consumidas com moderação. A acidez excessiva pode gerar uma erosão que compromete o esmalte dentário e provoca desgastes irreversíveis. Isso torna os dentes mais sensíveis e expostos ao surgimento de cáries.

Se consumidos moderadamente, contudo, os sucos de frutas cítricas são benéficos para a saúde bucal. Afinal, estimulam a produção de saliva, auxiliando na auto limpeza da boca. A dica é sempre ingerir um copo de água após a ingestão de bebidas ácidas e aguardar vinte minutos antes de escovar os dentes, a fim de não contribuir com o desgaste do esmalte.

Balas duras e chicletes açucarados

Como já imaginávamos, as balas e chicletes açucarados também são alimentos que estragam os dentes. Doces muito duros, além de apresentarem alto teor de açúcar que danifica o esmalte, podem levar a fraturas dentárias moderadas e graves, caso o paciente tente mordê-los.

Já no caso dos chicletes açucarados, o problema é o mesmo em relação ao excesso de açúcar, que pode facilitar o aparecimento de cáries. Prefira sempre as versões sem a adição dessa substância que vão, inclusive, estimular a produção da saliva que auxiliará na neutralização de ácidos.

Molho de tomate e vinhos

No caso desses alimentos, o problema está na alta concentração de corantes escuros que podem pigmentar os dentes e deixá-los com um aspecto envelhecido. Como o esmalte desses tecidos é permeável, o consumo de molhos e vinhos em excesso pode fazer com que os corantes atinjam as camadas mais profundas da estrutura dentária.

É importante, também, sempre visitar um dentista para consultar a saúde dos seus dentes, visto que outros problemas podem influenciar na sua relação com a comida. Quem conta com dentes sensíveis, por exemplo, deve evitar alimentos frios ou ácidos que provocam dor.

Já nos casos de mordida torta, os dentes ficam sobrecarregados, o que pode resultar em quebras e retrações gengivais. Quando a condição causa microfraturas na região próxima da gengiva,por sobrecarga oclusal, a hipersensibilidade com alimentos, vento e até ao clareamento aumenta consideravelmente.

Assim, é fundamental buscar um tratamento ortodôntico para corrigir problemas e conseguir se alimentar sem empecilhos. Nos casos em que o paciente não deseja recorrer ao aparelho fixo, um tratamento com o Invisalign® é uma forma discreta e eficaz de resolver mordidas incorretas.

Para garantir que seus dentes fiquem sempre fortes e saudáveis, é importante consumir os alimentos citados com moderação. Também ajuda se você realizar uma boa higiene bucal após a ingestão desses produtos, de modo a reduzir o acúmulo de placa bacteriana.


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Obrigado!

logo odontoneed branca site final

Agradecemos sua visita em nosso site e aguardamos sua consulta em nossa Clínica para cuidarmos do seu cartão de visita pessoal e profissional, seu sorriso!

Comentários recentes

    Odontoneed 2019 ®